Barra do Ararapira e Ariri - Pescaria fantástica em Cananeia.

Salve amigos pescadores...

Feriado de Corpus Cristhi, 4 dias de folga! então eu e os companheiros Banzai e "Meme"(O companheiro teve problemas de alvará e pediu para não ser identificado) decidimos rumar para porto cubatão em cananeia para dois dias de pescaria com o guia Nonô Faria, um dos melhores guias da região para pesca com iscas artificias.

O Combinado era irmos explorando o canal no primeiro dia até o povoado de São josé do Ararapira, distante cerca de 50 km/s de porto cubatão, local onde o Nono possui uma casa e dormiria-mos pro lá... e no dia seguinte caso o mar permitisse voltaria-mos "por fora" até cananeia praticando a pesca costeira.

Assim sendo partimos de Sp as 3 da manhã do dia 19/06 chegando em porto cubatão as 6:50 onde o Nonô ja nos esperava. Jogamos as tralhas pro barco e zarpamos.

Navegamos um pouco e ja paramos pra "esquentar" o braço no primeiro ponto. Por lá uma grande quantidade de pequenos nos mostrou que a expedição tinha valido a pena apesar do frio...

Como o objetivo eram peixes maiores e tinha-mos muuuuuita água pra navegar ainda, partimos para outros pontos...

no caminho registrei de passagem a ilha da casca, é proibido pescar no local por isso deixo a foto aqui para informar...

No segundo ponto de pesca do dia, econtramos um cardume mais ativo de robalos...

Até que começaram a sair as peças maiores, aqui a primeira foto do nosso "Meme", ia simplesmente omitir as fotos com ele, mas para manter a fidelidade do relato(Ele pegou os maiores) eu optei por esconder a sua identidade...

Com isso e com a garoa que vinha o frio era intenso! então foi preciso pedir ajuda a uma companheira de viagem...

No terceiro ponto o Banzai partiu para o Banzai-rig e logo de cara capturou algo diferente...

porém o ponto era deles mesmo...

Até que fracassando o terceiro ponto, partimos pro quarto ponto da expedição... por lá sairam vários pevas no pincho iguais aos anteriores, não registrados pra evitar tornar o relato repetitivo...

por lá porém o Banzai fisgou algo de respeito...

Após o flexa insistimos bastante no rio em questão mas só sairam pevas pequenos e carapaus... então partimos para outro ponto...

ja depois do marujá o "meme" capturou mais um flexinha que deu show com sua bela briga e voltou pra água...

depois o ponto não rendeu mais nada então partimos pra casa pra arrumar as coisas ainda com luz do dia, ja que o local não conta com luz elétrica...

Trata-se de um vilarejo que foi habitado até meados de 1950 quando com a criação do canal do varadouro e consequente assoreamento tornou-se complicado para as barcaças virem desde paranaguá para o local transportando os moradores e então o local foi abandonado...

Hoje somente um homem cuida de cerca de 4 casas de moradores que eventualmente vão ao lugar.

aproveitando a parada, tomamos um belo café feito no fogão de lenha para espantar o frio!

aproveitei a visita para ver um dos locais que ficou famoso em vídeos na internet, o cemitério "abandonado" do lugar! coloquei abandonado entre aspas porque ainda existem familias que visitam seus entes alí enterrados e colocam flores, principalmente na época do "São josé do ararapira" santo padroeiro do local...

As cruzes velhas conferem ao local uma atmosfera de medo e confesso que se ouvisse um barulho alí durante as fotos eu borraria as calças... rsrsrs

o local é no meio de uma mata fechada com presença de onça pintada e parda! segundo o próprio Nonô! Tal vilarejo fica na super preservada ilha de superaguí no estado do Paraná.

Após o café ainda saímos para mais uma hora de pinchos nas imediações, porém só apareceram uns 30 tricks pra fechar a noite!!

De volta a casa, limpamos 3 pevas e dois carapaus para o sashimi e para o assado no forno de lenha..

e assim comemos um dos peixes mais gostosos da minha vida, acompanhado de um arroz caprichado, batata doce e abobrinha! e logo caimos na cama para o segundo dia de pescaria...

O mar ainda não estava muito calmo, até permitia saida porém seria arriscado pegar pouco peixe. Então antes de barra o Nonô viu um ponto promissor e paramos pra pinchar. Não deu outra!!

Foram várias rodadas de muitos triblês e inúmeras capturas... mais de uma centena em cerca de 1 hora!
O companheiro "Meme" fisgou um Robalo peva muito grande, dava cerca de 4 kgs fácil, mas o mesmo conseguiu escapar...
O Animo era geral e ninguém mais queria sair para o mar, até que o gelo tornou-se pouco e subimos até o Ariri para buscar...

Depois de lá ainda batemos mais um rio e pegamos uma dezena de tricks, partindo então para a famosa barra do Ararapira...

Insistimos na barra, porém sem nenhuma ação por cerca de 1 hora... Foi então que decidimos por retornar por dentro ja que o horário e o vento não compensariam muito a volta molhada pelo mar...

fiquei "na vontade" depois de ver a majestosa ilha da figueira!

Ja voltando o frio chegou de vêz e creio que por conta disso os peixes foram bem menos ativos, rendendo algumas "preulas"...

Até que no ultimo ponto, ja perto de porto cubatão e por volta das 17 horas da sexta pegamos os robalos da despedida.

Assim foi uma bela pescaria!! que embora tenha escapado um de seus maiores troféis e tenha enfrentado adversidades climaticas, ainda assim rendeu pelo menos umas 300 capturas entre Robalos e carapaus no pincho!! eu me diverti muito e coloco essa aventura entre as minhas melhores do ano.