A melhor pescaria da minha vida em Itacaré - Bahia.

Salve amigos pescadores.

É com grande satisfação que venho relatar para vocês essa pescaria onde quebrei vários recordes e tabús da minha vida, entre eles:

- primeiro peixe no jig pesado.
- primeiro atúm.
- atúm de mais de 10 kgs.
- Maior peixe da minha vida.

Enfim, por essas e outras que eu considero essa pescaria de Itacaré uma das melhores que fiz até hoje.

Os preparativos

Por se tratar de uma pescaria que eu nunca tinha feito antes, fiquei com uma série de dúvidas sobre materiais e equiptos, além disso, esta seria minha primeira pescaria na qual precisaria voar até o destino e isso também implica numa série de cuidados com peso de bagagem e proteção de varas.

Com a ajuda de amigos e de uma balança digital eu conseguí finalmente na segunda-feira 17/03/2014 fechar uma bagagem de 8 Kgs (minha cota era 23 o que quer dizer que poderia trazer 15 kgs de peixe) porém nestes 8 kgs tinham dois chumbos de pargueira de 1 Kg que eu pretendia largar lá na volta. Os equiptos escolhidos para a aventura foram:

No tubo de Pvc, protegidas com papel higienico e panos.(Sim eles não cuidam muito bem da sua bagagem despachada e você precisa garantir uma boa proteção e que as varas fiquem bem presas no interior do tubo)
- Vara Sumax Tubarão PE 6-8.
- Vara JM power spell Pe8.
- Vara shimano carbomax 17 lbs.

Na mochila despachada.
- 5 jigs de 280 a 400 gramas. (Eles tem lá na operação por isso levei poucos)
- Linha fluor 0,80 mm Vexter.
- 4 pargueiras by Mo Radical Fishing (marcola)
- uns 10 suport hooks de váriados tamanhos.
- 2 chumbos de 1 Kg.
- 2 Rapalas e 2 fusion sahds para o currico.(vacilei e não levei minhas magnun grandes)

Na bagagem de mão.
- 3 mudas de roupa.
- caregador de celular e cabo da carreta elétrica.
- Molinete stradic 8000.
- Carretilha Electra 500 xp.
- molinete mitchel.
- Boné, buff e luva.
- protetor solar e repelente.
- Camera fotográfica.
- óculos polarizado.

Apos todo o trabalho em prepara a bagagem seguí as 6:00 da manhã do dia 18/03/2014 para o aeroporto de guarulhos em Sp onde as 9:00 ja estava decolando rumo a Brasilia e depois rumo a ilhéus na bahia onde cheguei por volta das 13:00.

A chegada.

Sempre da um medo na hora de retirar a bagagem despachada, se suas varas e jigs vieram, no meu caso graças a Deus chegou tudo certo.



No Aeroporto ainda esperei pelo voo do companheiro Lucera que chegaria 2 horas depois para divir-mos o transfer até Itacaré.

Enquanto eu esperava tentei arrumar Lula ou camarão para as pargueiras, porém é bem díficil por lá. Minha dica é que leve de são paulo, pois segundo os guias locais as capturas aumentam muito com estas iscas.

Assim as 16:00 encontrei o Lucera e partimos pra Itacaré na Hylux do Origenez chegando lá por volta de 18:30.

As acomodações

A itacaré pesca dispõe de dois parceiros de hsopedagem, a casa do Zé de Véia e a Itacaré Fishing house, Eu optei pela primeira por ser mais simples e por eu estar hospedado sozinho e o zé cobrar por pessoa e não o valor do quarto cheio.

A suite do Zé é muito bem ajeitada e dispõe de ar-condicionado, frigobar e Tv.





Além disso quem se hospeda alí tem a vantagem de ser acordado pelo Zé para a pescaria e por isso nunca perder a hora. Além é claro de poder tirar dúvidas com ele antes da pescaria.

Enquanto a ansiedade não me deixava dormir aproveitei para montar os Equiptos e ja dar os devidos Nós de leader (SF) apesar do medo acho que aprendi dar bem esse nó, pois eles foram testados ao Limite nos dias seguintes...



O primeiro dia de pescaria

Acordei com o Zé batendo na porta as 5:00 da manhã, por lá pode-se optar por sair bem cedo! melhor horário para realizar a pescaria.

perto das 5:20 pegamos o Bote na praia e seguimos remando até a traineira do Zé para o primeiro dia de combates.







O trajeto até o ponto de pesca é breve e lembra muito as pescarias aqui no perequê em Sp, com excessão é claro da profundidade que é de 250 metros ao invés dos 25 daqui... rsrsrs

Largamos equiptos pesados pro currico com lulinhas ou Rapala Magnum, mas Também largamos equipto light pois precisávamos de iscas.

Eu fui o primeiro a tirar o dedo na Bahia, um micro-atum que segundo o Zé era excelente como isca viva.



Como o pessoal não deixou de me zoar por pegar o menor peixe ja visto na bahia eu tratei de dar o troco e pegar uma isca melhorzinha. rsrsrsr



Começamos tentando com atum vivo e Jig, porém no primeiro poço(Buraco do olho de boi) não houveram ações, então partimos pro poço das pargueiras e por lá achamos alguma coisa...

Primeiro o Mauro capturou alguns vermelhos.



E depois eu comecei a brincar também...



Além dos tradicionais vermelhos as vezes subia um vermelho mais ornamental...



Tentamos trocar de ponto várias vezes! e nas mudanças as vezes curricáva-mos um pouco pra garantir iscas...



O jeito foi brindar com o companheiro Lucera par esperar a sorte!



A sorte até veio, mas não ficou no anzol... peguei dois peixes e meio na pargueira! hahaha



Nos pontos mais profundos a sonda seguia limpa.



Porém no primeiro poço do dia a sonda indicava um belo cardume, me animei a aprender a jigar...



E não Deu outra!! o primeiro peixe no jig a gente nunca esquece, ainda mais no jig manual...



O Zé que ja eh um master of Jig seguia pegando vários atuns...



Mas como ja estava dando a nossa hora, tivemos de zarpar... O Lucera quase saiu com o dedo atolado... não fosse ele ser salvo pelo currico na volta...





O primeiro dia ja havia sido muito divertido pra mim, porém o pessoal que conhece Itacaré tinha achado o dia bem fraco... Abaixo o resultado do primeiro dia...



Na volta ainda tratei de curricar para pegar umas iscas pro dia seguinte.



O segundo dia de pesca

Confesso que pra levantar as 5:00 no dia seguinte é bem díficil! o corpo ainda sentia a quebradeira provocada pelo balanço e pelas jigadas manuais pesadas... Para fazer 3 ou 4 dias de pesca seguidos é necessário muito preparo ! ainda mais porque eu viria a descobrir que o segundo dia me moeu muito mais que o primeiro! fui literalmente moido pelos gigantes bahianos.

porém apesar da dor no corpo, chegar na praia e ver essa natureza ja faz qualquer um recuperar as energias...




O segundo dia amanheceu ainda mais bonito que o primeiro!






Assim como no primeiro dia o plano era começar jigando e descendo atum vivo no poção do olho de boi...









No currico da ida, não bateu nada nas iscas grandes porém a minha vara pegadora de iscas estava representando...






Mal chegamos no ponto e eu optei por jigar, porém o ajudante Mauro quis aproveitar o atum ainda vivo e ai não deu outra...






Um belo Olho de boi veio nos saudar...






Porém minha decisão de jigar foi logo recompensada com uma belíssima batida!






E pouco depois mais outra!! pronto viciei no jig! hehehe






O Maurão pegou esses dois bitelos na isca viva, uma pitangola e um olho de boi, porém como é tímido não quis aparecer nas fotos, então eu e o Zé posamos com os monstros das profundezas.






A expectativa de pegar um olho de boi no jig era grande por todos, até que o Lucera conseguiu a façanha!!






chegamos a ver o Olho de boi, porém ele levou a melhor perto da superfície...






Quando os jigs deram uma fracassada nas ações partimos pra descançar o braço digo pargueirar no profundo! poço com 250 metros... e por lá eu mal desci a pargueira preparada com pedaços de atum e não deu outra!! um Saramonete ou gorá como é conhecido na região...






entre iscas roubadas e anzois abertos mais um gorá veio a tona! sim dois anzois de pargueira abriram na boca de algum monstro!! segundo os locais possivelmente badejões! eu perdi um e o Lucera um ! na proxima levarei somentes anzois gamakatsu.






pouso depois eu fisguei um monstro!! só me restava torcer pro anzol não abrir... mas graças a Deus não abriu ! e pude capturar o maior peixe da minha vida até então... um Lírio de 15.265 Kgs pesado na hora !!






Este merece mais uma foto!






depois deste ja estava tremendo e em minha cabeça ja tinha mais do que valido a pena!! ja havia pego atum de 8 kgs, peixe de 15 !! eita Bahia de todos os peixes !!



curioso que pescando 20 anos em mar paulista eu não tenha nem chego perto desse recorde! infelizmente nosso litoral esta batido mesmo...



De volta a pescaria, mais um gorá veio na pargueira!! e o guia ainda dizia que se invés de Atum tivéssemos sardinha pra pargueira seria um gorá atrás do outro! #ficadica






O Lucera que nãoq euria ficar por baixo, também descontou o meu Lírio com um belo Batatão! na casa dos 9 kgs...






Depois de encerrar as possibilidades com a pargueira e ja dando a nossa hora de retorno, decidimos voltar e jigar mais um pouco no famoso poço dos Olhos de boi!



Não deu outra, mal chegamos e o comandante Zé da veia ja levantou o dele...






Pouco depois um batida violenta seguida por uma luta que me exauriu trouxe a tona o maior Atum da expedição e maior da minha vida até então!! 12,234 kgs de pura brutalidade!! haja braço !!






Depois desse o Zé e Lucera ainda pegaram um cada um, mas eu ja entreguei os pontos... com as costas queimando e os braços cansados só podia pensar: "Itacaré deve significar lugar dos peixes gigantes"



Meus dois chumbos ficaram no fundo do mar junto com um jig, então podia trazer 17 kgs de filé para São Paulo... sobrou muito peixe lá pra alegria do Zé que os vendeu!






considerações Finais



Eh isso meus amigos, fiz a melhor pescaria da minha vida em Itacaré. Recomendo fortemente a itacaré pesca e o Zé da véia que além de um baita piloteiro e pescador é um cara muito gente boa!



E tenho que dizer que mesmo pescando só em 2 e podendo ser até 4! e mesmo pescando dois dias a pescaria lá incluindo passagem saiu mais barata que as pescarias aqui na plataforma de um dia só... acreditem se quiser!



Na volta do ultimo dia ainda fizemos(eu fiz mesmo no caso) sashimi, ceviche e atum grelhado lá na pousada Itacaré-house ! bom demais, fechei com chave de ouro a minha pescaria nas águas baianas... e na sexta de manhã quando entrei na vã rumo a Ilhéus para voltar pra Sp a saudade e a vontade de marcar a proxima ja me apertavam!!



Abração...

Pleffer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Farol do boi numa das melhores pescarias de minha vida...

Domingo de Pevas no pincho em Bertioga

Olhetes no popper e pegadeira de pargo e chiova no parcel da jureia