Pescaria de microjigs na costeira

Bom dia amigos pescadores!

No dia 15 de julho, para manter a tradição do dia do meu aniversário, comemorei em alto mar no melhor estilo: pescando.

Quem estava comigo nesta grande festa foram meu pai, Pleffer e o grande amigo Aurélio Oliveira, guia de pesca na operação Pesca Barra do Una, localizada em São Sebastião, litoral norte de SP.



Saímos de SP por volta das 4:30 e a ideia era passar em Bertioga as 6:00 para tomar café da manhã e comprar sardinhas, pois as notícias eram de um grande cardume de bicudas e espadas ao redor da Ilha do Montão do Trigo. Porém somente foi possível tomar o café da manhã, pois todos os box da peixaria em Bertioga estavam fechados, provavelmente com falta de estoque de sardinha.

Chegamos na Barra do Una por volta das 7:00 e logo já embarcamos e partimos em busca dos peixes!



Testando uma nova técnica

Como a estratégia da sardinha tinha ido água a baixo, resolvi testar a modalidade do Micro Jigging, com os diversos modelos que comprei na minha última viagem ao Japão.



A técnica do Micro Jig é muito utilizada na Ásia, especialmente no Japão. Uma pescaria que garante muita esportividade e versatilidade, podendo ser praticada em costões com o pé na pedra ou na costeira embarcada. Diferentemente do que muitos imaginam, com a técnica do MicroJigging utilizando iscas com a média de 8 gramas é possível capturar também bons exemplares como Anchovas, Sororocas, Agulhões, etc.. desde que se tenha um equipamento equilibrado e de boa qualidade para esta modalidade.

A pescaria

Como a pescaria seria realizada em sua maioria com iscas artificiais, o guia Aurélio fez um roteiro para explorarmos alguns parcéis famosos na região e depois partir para a Ilha do Montão do trigo, local onde grandes cardumes de peixes como Olho-de-Cão, Carapaus e Xereletes estavam em atividade nos últimos dias.

Logo pela manhã, o nosso primeiro point foi um local chamado Parcel do Meio, que fica no trajeto até o Montão. Por lá, Pleffer foi o primeiro a tirar o dedo.





Comecei a pescaria utilizando um microjig de 7 gramas, na cor rosa. A sua montagem original era com um pequeno suporte hook e uma garatéia. Como estávamos pescando em um parcel, tentei trabalhar o jig apenas na meia-água para evitar enroscar nas estruturas. Não demorou muito até o meu primeiro peixe atacar o jig.







Pleffer e meu pai seguiam insistindo na pescaria de fundo. Pleffer com jighead e meu pai com camarão morto.









Enquanto eles estavam no fundo, eu seguia trabalhando os microjigs na meia-água, e para minha surpresa, uma grande diversidade de peixes atacaram as iscas.











De vez em quando era possível notar algumas explosões de peixes maiores se alimentando do cardume de pequenos peixes na flor dágua, resolvi então arremessar um stick de apenas 3 gramas, a famosa Red Pepper da Tienco na versão Micro. Um sufoco danado pra arremessar uma isca tão leve. Porém ao acertar o arremesso em cima da explosão, acabei fisgando uma bela Guaivira.



Já se aproximavam das 10:00, e o guia Aurélio nos orientou avisando que esse horário seria melhor explorarmos a região do Montão do Trigo em busca de peixes maiores.



Depois de alguns minutos de navegação em um mar muito calmo, chegamos ao imponente Montão do Trigo e fomos recebidos com um grande cardume de Carapaus e Xereletes.



Na isca soft no fundo, os peixes só queriam saber de atacar o camarão na cor vermelha. O Pleffer estava usando um camarão de 5,5cm da Camalesma e eu e meu pai usando o camarão Ebi de 7cm da NS. Ambos os modelos geraram muita produtividade! Uma única coisa que pude notar foi que o camarão da Camalesma tem o silicone menos resistente ao da NS que é mais firme, porém o peixe não queria saber e estava atacando de qualquer maneira nesse dia.



Durante a briga com os Carapaus era possível ver uma grande mancha vermelha subindo e acompanhando o peixe. Já dava para notar que o local estava infestado de olho-de-cão, então logo troquei para o o microjig e aproveitei para testar muitos modelos de isca e trabalhos diferentes.



Durante essa pescaria percebi o quão importante é uma vara com mais sensibilidade e comprimento para trabalhar o microjig. Estava utilizando uma vara que costumo utilizar para jigs de 12 a 24 gramas, custom by Waka. Peguei muito peixe com ela neste dia, mas logo logo chegará o novo modelo do Waka especial para trabalhar essas iscas micro. Mal posso esperar! :D



Pleffer ainda no jighead, também pegou muitos vermelhos! Era um atrás do outro!





Em points mais profundos, resolvi descer jigs mais pesados, como este Mig Captain Felzen da NS, com 40gramas.



Era tanto peixe que deu pra testar praticamente todas minhas novas iscas.





Se aproximando das 12:00, resolvemos descansar o ponto dos vermelhos e também o braço. Enquanto isso o guia Aurélio preparou um grande banquete pra gente com sashimi fresquinho de Carapau e Xaréu-Olhudo. Para acompanhar a festa levei algumas bandejas de Sushis e o Pleffer a cerveja. Precisa de mais?



Depois do almoço voltamos ao point dos vermelhos e ainda pegamos belos exemplares para encerrar a pescaria.









Já se aproximavam das 14:00 e a ideia era encerrar a pescaria mais cedo devido a compromissos em SP, porém tive uma grande surpresa em meu último arremesso.

Escolhi um jig de 7 gramas que havia gostado muito. Se trata do modelo Soare-TG da Shimano, jig feito de tungstênio permitindo assim um tamanho compacto porém mais pesado. Estava utilizando com este jig a vara com o blank Lamiglas de 6' e 14 libras, também custom by Waka, e um molinete Shimano Stradic 2000 com linha PE 0.8 e líder de 16 libras. Um equipamento bem light e equilibrado para o microjig.

Arremessei na espuma das ondas na costeira e vim trabalhando o jig com pequenas pindocadas na sub-superfície, como se fosse uma isca de pincho. Logo que a isca passou na espuma um grande peixe abocanhou a isca e saiu em disparada tomando muita linha do pequeno molinete.

Depois de algum tempo de briga e trabalhando o material com bastante paciência, eis que o grande agulhão se rendeu ao embarque.





E assim encerramos mais um grande dia de pesca na companhia dos amigos.



 

Equipamento utilizado

  • Vara Custom by Waka 14lb 6’ blank Lamiglass

  • Molinete Shimano Stradic 2000

  • Linha Varivas Seabass PE 0.8

  • Líder Varivas Fluocarbon 16lbs


 

Contato da Pesca Barra do Una:

Abraços e boas pescarias!

Nagae

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Farol do boi numa das melhores pescarias de minha vida...

Domingo de Pevas no pincho em Bertioga

Olhetes no popper e pegadeira de pargo e chiova no parcel da jureia